A Associação Memória Avelarense (A.M.A), fundada em 2022, é um movimento de cidadãos naturais, moradores ou amigos, do Avelar, que procuram resgatar, valorizar e divulgar os elementos constitutivos da identidade cultural Avelarense.

A Associação surge, portanto, de uma vontade comum, não só de reunir, estudar e preservar aspetos da herança cultural material e imaterial, que estruturam a comunidade Avelarense, como também, de promover esses mesmos elementos, tornando-os conhecidos no exterior, dando-lhes uma projeção condigna. Cientes de que a história e a memória das gentes vivem de uma dinâmica de legados e testemunhos intergeracionais, a AMA pretende estimular essas trocas culturais e, na medida do possível, alargá-las a Avelarenses da diáspora, estreitando, deste modo, os vínculos identitários que unem os indivíduos com raízes comuns.

Pretende-se, assim, que a Associação Memória Avelarense, pela sua dinâmica operacional, institucional e social, seja sempre um ponto de encontro e de partilha, onde se estabelecem pontes entre as diferentes perspetivas de sentir a nossa terra.