Estimados Amigos,
É com grande expectativa e entusiasmo que a Associação Memória Avelarense propõe a todos os que temos vivências passadas no nosso Avelar que as compartilhem, com o testemunho e perspetiva pessoais, preservando-as para o futuro como legado, de modo a que não se percam e, deste modo, preservar, enriquecer e valorizar o conhecimento e a nossa memória coletiva.
Pretende-se, se para tal houver adesão suficiente, a publicação anual de um Caderno, ou Livro, versando sobre temas relevantes do nosso passado, sob o título geral de: “AVELAR na primeira pessoa”.
O primeiro tema, considerando que em 2024 se assinalam 50 anos passados, será o 25 de abril. Outros se seguirão, caso a iniciativa encontre eco na nossa comunidade, nomeadamente: os Lanifícios, o Colégio, o Desporto.
A participação está, naturalmente, aberta a todos, por isso: envia-nos um texto com a tua experiência, histórias e episódios que conheças, ou a tua opinião, relacionados com o 25 de abril aqui vivido. Se tiveres fotografias ou outro material da época seria excelente! Importa recordar o que se passou no Avelar: um pouco antes, durante e depois da data que se pretende assinalar.
Seja apenas um parágrafo, uma página, ou mais, não percas esta oportunidade de, com plena liberdade, registar para memória das próximas gerações a tua perspetiva, seja esta qual for.
Caso te seja mais cómodo, podemos apoiar-te na redação do texto: basta combinar connosco, e passamos as tuas ideias a escrito.
Todos os testemunhos ficarão, sem exceção, no dossiê desta atividade da AMA. Na medida do necessário, a Associação reserva-se na faculdade de selecionar e organizar o material que melhor corresponda, em diversidade de conteúdo e de opinião, aos objetivos da publicação: nº1 – “AVELAR na primeira pessoa: o 25 de abril”.
Começa desde já a refletir no assunto, fala com os teus familiares mais antigos, tenta arranjar material de apoio, em especial fotografias do Avelar, outros papeis, jornais ou panfletos daquele tempo, e contacta-nos até 29 de fevereiro de 2024.
Queremos que fiques na memória Avelarense!
Contactos: